sábado, 19 de novembro de 2011

Nazi-facismo

Nazi-fascismo

O preconceito ou seja discriminação está na base do nazismo e do facismo. Por serem governos autoritários ou ditaduras, o nazismo/facismo buscavam estabelecer disciplina, fidelidade e obediência da população, eliminando qualquer questionamento ou oposiçao as suas ideias, ações e programas.  Para isto, priveligiavam os membros de seus partidos como seres especiais “escolhidos”, frenta a barbarie dos demais. No caso do nazismo, isto alcançava o conceito da superioriedade da raça ariana sobre as demais.  Com esta estrutura de poder, necessitava-se de um inimigo comum,  representado por pessoas de origem judia,negros,  homosexuais, deficientes físicos e qualquer opositor ao regime.
O fascismo
    O fascismo é um regime autoritário de extrema-direita desenvolvida por Benedito Mussolini, a partir de 1919 na Itália. O termo fascismo deriva de fascio, nome do grupo político que surgiu na Itália no fim do século XIX e começo do século XX. Em 23 de março de 1919, foi fundado o movimento fascista pelo Mussolini, na cidade de Milão. Entre os membros fundadores estavam os lideres revolucionários sindicalistas Agostino Lanzillo e Michele Bianchinni.
O fascismo de certa forma era resultado de um sentimento geral de medo e ansiedade dentro da classe media do pós-guerra, devido convergências de pressões inter-relacionadas de ordem econômica, política e cultural.
Muito parecido com o nazismo o fascismo era feito de brutalidade e desrespeito a humanidade, mas com o ideal de que eram muito nacionalistas então desde homossexuais, judeus e comunistas que eram perseguidos os estrangeiros também eram perseguidos a não ser que eles fossem colaboradores muito importantes.


(Texto feito por: João Pedro Costa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário