preconceito
(pre- + conceito)
(Definição segundo dicionario "Priberam da Língua Portuguesa" - http://www.priberam.pt/dlpo/default.aspx?pal=Preconceito)1. Ideia ou conceito formado antecipadamente e sem fundamento sério ou imparcial.
2. Opinião desfavorável que não é baseada em dadosobjetivos . = INTOLERÂNCIA
sociologia
(francês sociologie)
1. Estudo científico das sociedades humanas e dos(Definição segundo dicionario "Priberam da Língua Portuguesa" - http://www.priberam.pt/dlpo/default.aspx?pal=Sociologia)fatos sociais.
Preconceito é uma ideia ou conceito pré-concebido, uma atitude de abominação a tudo aquilo que foge dos “padrões” de uma sociedade. As principais formas são: preconceito racial, social e sexual.
O Preconceito racial é caracterizado pela ideia da existência de indivíduos com características físicas, psicológicas e culturais superiores a de outros pertencentes a etnias diferentes. O preconceito racial é uma violação aos direitos humanos, visto que tenha sido usado como explicação para varias atrocidades como:
1. A Escravidão
2. A Inquisição
3. O Holocausto
4. Apartheid
5. etc.
O Preconceito social é caracterizado pela ideia de que as classes sociais com menor renda são inferiores as classes de maior renda. Podemos citar o exemplo da civilização grega, onde o bárbaro "transgredia" todas as leis e os costumes da época, hoje podemos perceber claramente este preconceito ao olhar "favelas" e condomínios fechados tão próximos fisicamente e tão distantes socialmente.
O Preconceito sexual é caracterizado pela discriminação de certo individuo tendo base sua orientação sexual, o preconceito sexual é "comum" a homossexuais (denominado Homofobia). Homofobia é uma serie de atitudes preconceituosas, prejudiciais a um individuo não heterossexual.
Enquanto a cor da pele dos homens for mais importante do que o brilho dos olhos, haverá guerra.
(Bob Marley)
Da sua experiência ou da experiência gravada de outras histórias, os homens aprendem somente o que suas paixões e seus preconceitos metafísicos lhes permitem.
(Aldous Huxley)
Aprendemos a voar como os pássaros, a nadar como os peixes; mas não aprendemos a simples arte de vivermos juntos como irmãos.
(Martin Luther King Jr.)
(Texto feito por: João Augusto G. Carvalho e Rafael Augusto D. Mota)
(Texto feito por: João Augusto G. Carvalho e Rafael Augusto D. Mota)
Nenhum comentário:
Postar um comentário